| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Sinopse do V Ciclo de Conferências

Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA) decorre ao longo do último trimestre de 2023, com três sessões, divididas pelos dias 14 de outubro, 25 de novembro e 9 de dezembro. Cada uma delas decorre ao sábado à tarde, a partir das 15h00, no MITBA, e inclui a visita guiada a um sítio de interesse patrimonial no final da conferência.

O ciclo de conferências inicia-se a 14 de outubro, com Mário Bruno Pastor, doutorando da Universidade Católica Portuguesa (Pólo do Porto) e membro da Associação Portuguesa para o Património Industrial, que irá falar sobre “Debates, intervenções e perdas em torno do património industrial portuense. Uma revisão sinóptica de alguns casos em apreço (1952-2022)”, no final da conferência segue-se a visita ao Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Já a segunda sessão, a 25 de novembro, terá como assunto “Um fio de linho no concelho de Guimarães, séculos XIX e XX”, contará com a presença de Sofia Ribeiro Vaz, arquivista na Agência Portuguesa do Ambiente, e doutoranda em História pela Universidade do Minho. Desta vez, a visita será ao Grupo folclórico da Corredoura em São Torcato, Guimarães.

A terceira, e última conferência a 9 de dezembro, abordará - “Colectores de escorrências imundas”: a poluição industrial na bacia hidrográfica do rio Ave (1892-1974), e contará com a presença de José Rafael Soares, doutorando em História na Universidade do Minho. A derradeira visita do ciclo, será ao Reservatório Elevatório de Jovim, Gondomar.

Refira-se que as sessões são abertas ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia, gratuita.

As inscrições e informações devem ser solicitadas junto do Museu da Indústria Têxtil através do email geral@museudaindustriatextil.org; ou pelo o link: https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6 e ainda através do telefone 252.313.986.

As três sessões (conferência e visita guiada), são acreditadas para Professores como Ações de Curta Duração pelo CFAEVNF. Para a acreditação é necessário a inscrição através do formulário com o link: - https://forms.gle/yzCTwspzMqDJuDEy6


 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor