| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Dia Internacional dos Museus 2023

Dia 20 às 15h00: Conferência
O Legado do Património Arquitetónico da Estrada de ferro Noroeste do Brasil na Cidade de Bauru e os Desafios da Preservação”, por Samir Hernandes Tenório Gomes

Breve biografia: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina. É docente na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, a ministrar as disciplinas de Projeto Arquitetônico, Patrimônio Cultural e Avaliação Pós-Ocupação. Atua no Núcleo de Pesquisa GA da UNESP e Laboratório Americano de Paisajes de la Producción da Universidade de Sevilha, a desenvolver trabalhos de cooperação com diversos investigadores brasileiros e estrangeiros. Faz parte do CICOP/Brasil - Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio, atendendo diversas entidades públicas e privadas na elaboração, implantação e gestão de projetos voltados ao patrimônio cultural, histórico, artístico, arquitetónico e natural, além da criação de metodologias, estudos e pesquisas relacionadas. Finalmente tem atuado no contexto das Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Informação e Museologia, prioritariamente em pesquisas de inventários patrimoniais, identificação documental, preservação, memória e aplicação de novas tecnologias na preservação do patrimônio cultural no contexto de várias universidades brasileiras e internacionais e diversos institutos de pesquisa.

Breve sinopse da conferência: Esta conferência tem como objetivo compreender algumas tipologias de edifícios industriais ferroviários existentes em Bauru, através de sua análise histórica, arquitetónica, construtiva e urbanística. Do ponto de vista de nossa investigação, a palestra revela a importância de entender o papel dos entroncamentos ferroviários, no contexto do patrimônio industrial de cidades médias paulistas, articulando o tema da temporalização, enquanto atividade que deixou marcas no território, incidindo diretamente na produção de testemunhos no espaço urbano e na construção dos principais edifícios patrimoniais. Também aponta prováveis caminhos para os projetos de reabilitação de edifícios ferroviários no contexto da cidade de Bauru, além de criar, diretrizes de preservação, ativação, reabilitação e instrumentos de atendimento às políticas públicas nas áreas de interesses do patrimônio cultural de municípios paulistas e brasileiros.

 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor