| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Novos contributos para a história industrial portuguesa” - IV Ciclo de Conferências com visita guiada

Subordinado ao tema «Novos contributos para a história industrial portuguesa», o IV Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA) decorre ao longo do último trimestre de 2022, com três sessões, divididas pelos dias 15 de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. Cada uma delas decorre ao sábado à tarde, a partir das 15h00, no MITBA, e inclui a visita guiada a um sítio de interesse patrimonial no final da conferência.

Tendo como pretensão apresentar alguns dos aspetos mais significativos da investigação recente no domínio do património e da história industrial portuguesa, entre os assuntos abordados serão apresentadas comunicações sobre a indústria de lanifícios em Amarante, o património industrial do Barreiro, e a evolução económica e o património industrial do Algarve nos séculos XIX - XX.

O ciclo de conferências inicia com Mário Bruno Pastor, doutorando da Universidade Católica Portuguesa (Pólo do Porto) e membro da Associação Portuguesa para o Património Industrial, que abordará a história da “A fábrica de lanifícios de Padronelo, em Amarante (1855-2022)”, a 15 de outubro, que inclui, no final, a visita ao Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

Já a segunda sessão, a 12 de novembro, terá como assunto “A indústria metalúrgica em Crestuma, Vila Nova de Gaia. A Fábrica Paiva Freixo”, contará com a presença de Maria de Fátima Teixeira, técnica superior de História na associação cultural ASCR – Confraria Queirosiana. Desta vez, a visita será à Zona de Couros, em Guimarães.

A terceira, e última conferência, abordará «A Ponte-Cais do Mexilhoeiro: marco do arranque industrial no Barreiro Oitocentista», e contará com a presença de Fernando da Motta, técnico superior da Câmara Municipal do Barreiro e doutorando da Universidade de Évora, e Paulo Guimarães, professor da Universidade de Évora. A derradeira visita do ciclo, será ao Reservatório de água / Museu da Cidade, no Porto.

Refira-se que as sessões são abertas ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia, gratuita. As inscrições e informações devem ser solicitadas junto do Museu da Indústria Têxtil através do email geral@museudaindustriatextil.org ou pelo telefone 252.313.986

Estas conferências estão certificadas como Ação de Curta Duração para os professores, esta inscrição tem que ser efetuada no Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor