| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site

Caça à Família

Bem-vindos ao Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave!

Recebemos por estes dias uma família muito especial, a família Fardocas, até vos posso mostrar a foto deles que tiraram à entrada deste museu.

Acontece que a exposição permanente deste museu está distribuída por três setores, a Fiação, a Tecelagem e os acabamentos. Ora, esta família fez a visita e gostou tanto da experiência que não quer sair! Vejam lá, o pai Fardocas, desafiou-nos e disse que só iriam para casa quando os conseguíssemos encontrar, e para tal, deixou algumas pistas, estejam atentos!

O pai escondeu-se na Fiação, gostou imenso desta parte pois conseguiu perceber como as máquinas tratavam as matérias primas, nomeadamente o algodão, que por vezes chegavam até com algumas impurezas em grandes fardos e que ao longo do processo terminavam com um fio limpinho. Na visita que a família Fardocas fez, foi-lhes dito que o trabalho realizado nestas máquinas era muito duro, onde por vezes trabalhava a família toda, nomeadamente crianças que ajudavam a transportar os caixotes.

Os filhos ficaram pelo setor da tecelagem, um setor que transforma os fios recebidos da Fiação em tecidos. A rapidez com que estas máquinas trabalham encantaram os Fardoquinhas, vejam como são rápidas e fazem imenso barulho! Imaginem o que era trabalhar com centenas destas máquinas juntas! (Falar mais alto)

Já a mãe Fardocas, foi para o setor dos Acabamentos, local onde as máquinas têm como função dar um acabamento final aos tecidos. A mãe Fardocas ficou tão confortável com o tecidos ficarem tão…” fofinhos”  e bonitos que decidiu ficar por aqui!

Agora vamos ao desafio que o pai Fardocas lançou para os encontrar, até nos criou algumas regras, mas nós gostamos é de desafios, não é?

  • Primeiro, vais precisar do teu telemóvel e de uma aplicação para ler códigos QR
  • Afixado na parede existem códigos QR para encontrar cada um deles. Através do vosso telemóvel, acedam ao código e tentem descobrir cada um dos elementos da família!
  • Cada elemento encontrado, deve ser trazido para a mesa que se encontra aqui.
  • Atenção que o vosso tempo para os encontrar vai ser contado cada vez que forem à busca de um familiar. No final somamos o tempo total e tentaremos encontrar quem resolveu o desafio mais rapidamente.
  • A pessoa ou família mais rápida a encontrar todos os Fardocas, receberá uma menção na página de Facebook da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.

 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor