| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
O Centro de Documentação constitui um serviço público do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave que tem por objectivos recolher, conservar, tratar e disponibilizar um variado conjunto de fontes e recursos informativos no âmbito do património industrial e da indústria têxtil em geral, não só necessários a actividade de investigação do Museu como dos seus potenciais utilizadores.

O Centro de Documentação encontra-se organizado segundo três vertentes principais: um Centro de Documentação propriamente dito, uma Biblioteca especializada e um Centro de Arquivos Empresariais.



O Centro de Documentação incorpora um acervo bastante rico e variado, que inclui documentação técnica sobre a indústria têxtil (manuais técnicos, relatórios, catálogos de maquinaria, revistas técnicas especializadas), que tem vindo a ser generosamente doado ao Museu por antigos técnicos que trabalharam na indústria têxtil da região.
A Biblioteca do Museu é uma das mais importantes bibliotecas portuguesas especializadas em arqueologia, património e museologia industrial, dispondo de um variado conjunto de monografias e periódicos sobre estas áreas disciplinares.

O Centro de Arquivos de Arquivos Empresariais tem vindo a incorporar documentação de várias fábricas têxteis da Bacia do Ave que entretanto cessaram a sua actividade, e dado o seu enorme volume assim como a sua especificidade encontra-se ainda numa fase de organização.



Todos os materiais do Centro de Documentação encontram-se catalogados, e uma grande parte informatizada e acessível nas bases de dados do Museu, sendo susceptíveis de consulta, quer do público em geral, quer de investigadores e estudantes do ensino superior. Como foi referido, o acervo do Centro de Arquivos Empresariais encontra-se em fase de organização, não estando ainda acessível ao público. A consulta dos acervos dos serviços disponíveis é presencial, existindo contudo um serviço de fotocópias.
 
topo
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor