| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Exposição temporária “175 anos da primeira fábrica têxtil da Bacia do Ave: Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela (1845 – 2021)”
A Fábrica do Rio Vizela, fundada em 1845, para a produção de fio de algodão, foi a primeira fábrica moderna instalada na Bacia do Ave, e uma das primeiras a nível nacional. Tendo laborado, quase ininterruptamente, durante mais de 150 anos, constituiu uma das principais fábricas têxteis nacionais, chegando a empregar cerca de 3.000 operários. Hoje em dia, uma parte das suas instalações foram recuperadas e reutilizadas por uma outra empresa, que assim dá continuidade à sua tradição industrial. Para além da sua importância para a história industrial e social da Bacia do Ave, a Fábrica do Rio Vizela constitui um significativo exemplar do património industrial nacional, que importa estudar e salvaguardar.

Com esta Exposição procura-se assinalar o 175.º aniversário da sua fundação e contribuir para a divulgação e salvaguarda do seu património, físico e documental, assim como para um melhor conhecimento do importante papel que desempenhou na economia e na sociedade da região da Bacia do Ave.


Direção Científica e Coordenação Geral - José Manuel Lopes Cordeiro



topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor