| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Inauguração da exposição de fotografia “Houve Gente” de Dalila Fernandes Houve Gente amanhã pelas 21h00
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave inaugura, amanhã dia 18 de abril, pelas 21h00 a exposição de fotografia da autoria de Dalila Fernandes “Houve Gente”. A mesma será precedida de um momento musical e poético.

É um projeto fotográfico e editorial que pretende enriquecer a memória futura dos antigos operários das grandes fábricas de Riba de Ave, agora encerradas: a Fábrica Têxtil Sampaio Ferreira & Cª Ldª e a Fábrica de Fiação e Tecidos Oliveira Ferreira & Cª, Ldª. Foi desenvolvido entre 2015 e 2017, pela famalicense Dalila Dano, como projeto de conclusão do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), sob a orientação do Prof. Doutor José Carneiro.

Este projeto tem como objetivo retratar a comunidade do Vale do Ave, contribuindo para a valorização social da classe operária e a perpetuação das memórias deste conjunto de pessoas que, de outra forma, se perderão no tempo.

A Fábrica Têxtil Sampaio Ferreira foi fundada em 1896, por Narciso Ferreira. A Fábrica de Fiação e Tecidos Oliveira Ferreira, abriu portas em 1909 e foi desenvolvida pelo seu filho Joaquim Ferreira. Elas estabeleceram-se como centro de desenvolvimento social e industrial na freguesia de Riba de Ave, na região do Vale do Ave. Encerraram em 2005 e 2008 respetivamente, deixando um intenso rasto de desindustrialização e pobreza na região.

Uma excelente oportunidade para fazer uma pausa no meio de uma semana de trabalho. Apareça.

A exposição estará patente até ao dia 18 de Maio próximo












topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor