| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Oficina das Artes - Santa Casa da Misericórdia de Famalicão



“O objectivo da educação é dotar as pessoas com instrumentos de construção de felicidade para a vida.”
António Lobo Antunes

A Oficina das Artes é um projecto da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão que nasceu em Abril de 2014 para responder à necessidade de acrescentar uma vertente exclusivamente vocacionada para a expressão plástica, nas valências do Jardim de Infância Nossa Sr.ª da Lapa e ATL Joaquim Pereira da Silva.

De génese artística, este projecto tem como principais objectivos envolver os participantes num ambiente que englobe, de forma sinérgica e holística, as experiências e vivências consequentes das dinâmicas criativas, facilitadas através das diferentes formas de expressão nas artes plásticas.

Com vocação essencialmente prática, o suporte teórico é reduzido apenas para a transmissão das competências técnicas fundamentais. Privilegiamos uma perspectiva integradora onde, de forma activa, os participantes contactam, ensaiam, experimentam e interiorizam o registo criativo correspondente aos diferentes mediadores e procedimentos técnicos.

Os discentes têm a oportunidade de experimentar diversos recursos artísticos, veiculados teoricamente e de vivenciarem as suas potencialidades, desenvolvendo a sua própria criatividade.
Com um público com faixa etária dos 4 aos 12 anos de idade, os materiais e as técnicas utilizadas têm sido diversificadas e adaptadas às necessidades de cada grupo. Entre elas encontramos a cerâmica, a joalharia, a porcelana fria, a pasta de papel, o tecido, o desenho, o azulejo, a aguarela e o pastel seco ou de óleo.

Acreditamos assim estar a desenvolver um trabalho que ajuda a estimular e a majorar nos participantes a criatividade, a confiança, a auto-estima e a consciência do próprio valor. Este é um espaço onde todos são qualificados na sua procura em expressar-se de forma original e única.

Informais mas rigorosas, livres mas com objectivos bem definidos, divertidas mas responsáveis são as linhas invisíveis com que cosemos esta malha etérica que nos une neste espaço, neste tempo.

Sílvia Brandão, Drª
(Coordenadora e responsável pelo projecto “Oficina das Artes” – SCMF)




topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse | Centro de Apoio ao Consumidor