| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
"LUGARES IN(VISÍVEIS)"
23-05-2017
Museu da Indústria Têxtil na Exposição comemorativa dos cinco anos da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão

É na sua diversidade que os treze espaços museológicos de Vila Nova de Famalicão se unem. A prova está na exposição "Lugares In(visíveis)", patente desde o passado sábado, dia 1 de abril, na Casa do Território, no Parque da Devesa, e que através de uma narrativa agregadora e singular dá a conhecer a história, memória e identidade destes espaços únicos e incontornáveis do património histórico famalicense.

A mostra, comemorativa do quinto aniversário da criação da Rede de Museus do concelho, pode ser visitada até ao dia 3 de setembro e é, na opinião do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, uma porta de entrada para os 13 museus do concelho.

"Para além de criar condições para que cada vez mais pessoas se sintam atraídas pelo espólio de cada um dos nossos museus, é também importante que com esta exposição as pessoas percebam que são treze realidades diferentes, mas com pontos comuns", referiu.

Paulo Cunha aproveitou ainda a inauguração da exposição para referir que há espaço para mais museus em Famalicão e para traçar um balanço positivo dos cinco anos da Rede de Museus. "Felizmente o processo está a ser bem-sucedido. Há um grande empenho e espírito de entreajuda entre os vários espaços e só assim é possível que cada museu saia da sua concha e crie condições para que a sua relação com os outros museus seja proveitosa para a comunidade".

Recorde-se que a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão foi criada a 26 de novembro de 2012 com o objetivo de preservar e valorizar os treze espaços museológicos do concelho.

A Rede de Museus é composta pelos seguintes espaços: Museu Cívico e Religioso de Mouquim, Casa-Museu Soledade Malvar, Museu de Arte Sacra de São Tiago de Antas, Museu de Arte Sacra (Capela da Lapa), Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, Museu da Guerra Colonial, Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado e Nine, Museu da Confraria da Senhora do Carmo de Lemenhe, Casa-Museu Camilo Castelo Branco, Museu do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda, Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves, Museu Bernardino Machado e Museu do Automóvel.

Veja o vídeo aqui ››

Onde: Casa do território de Vila Nova de Famalicão
Até quando: 3 de setembro de 2017
ENTRADA LIVRE
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor