| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Jornadas Europeias do Património
25-09-2014
Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO - 26, 27 e 28 de Setembro de 2014


O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave tem o prazer em convida-lo(a) a participar nas atividades culturais que terão lugar no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, este fim-de-semana, por ocasião das Jornadas Europeias do Património, conforme o programa abaixo. Abaixo, o programa para


SEXTA-FEIRA 26 DE SETEMBRO

21h30 - “A Peça do Mês”
Inauguração de uma nova rubrica mensal do M.I.T. consistindo em dar o destaque a uma peça ou acervo documental do museu, normalmente fora do alcance do grande público. Nesse dia, será dado destaque a documentos da primeira fábrica têxtil do Concelho, a Sampaio e Ferreira (Riba d’Ave).
Uma rubrica coordenada pelo Prof. Doutor José Manuel Lopes Cordeiro (Universidade do Minho / T.I.C.C.I.H.).

21h45 - Inauguração da exposição “As eleições de 1971 no Sindicato Têxtil de Delães”
“A “primavera marcelista” terminou abruptamente, mas durante a sua curta existência tinha aberto uma Caixa de Pandora que nunca mais foi fechada, quer na sociedade, quer no mundo sindical, quer no movimento operário, que a partir de então e até ao 25 de Abril se manifestou de forma quase contínua, desencadeando centenas e centenas de lutas”.
Professor Doutor José Manuel Lopes Cordeiro in “As eleições de 1971 no Sindicato Têxtil de Delães”

22h00 - Mini recital do Coro Orfeão dos Professores de Vila Nova de Famalicão.


SÁBADO DIA 27 DE SETEMBRO

10h00 - Workshop de fabricação de um máquina de fotografia de Pinhole
Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando-se materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como “buraco de agulha” por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Também conhecida como câmera estenopeica, a pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com (normalmente um) pequeno orifício. A diferença básica da fotografia pinhole para uma convencional está em sua ótica. A imagem produzida em uma pinhole apresenta uma profundidade de campo quase infinita, ou seja, tem um foco suave em todos os planos da cena (tudo está focado).

15h00 - Inauguração da exposição de fotografia Fashion People / Abertura da extensão do Fashion Film Festival no âmbito do Modtíssimo - Oporto Fashion Week.
A Selectiva Moda, organizadora da Porto Fashion Week, em parceria com a produtora audiovisual Farol de Ideias ("Radar de Negócios", "Biosfera" ou "Liga dos Últimos"), traz pela primeira vez a Portugal um conceito que tem feito sucesso nas grandes capitais da moda mundial - uma competição de filmes em que o tema tratado é exclusivamente a Moda.
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave associa-se ao evento, acolhendo a extensão deste festival para Vila Nova de Famalicão com a apresentação dos filmes vencedores deste iniciativa pioneira em Portugal.

21h30 - Desfile de moda da D-SIDE ACADEMY
A D-SIDE ACADEMY vai apresentar o trabalho de vários meses de curso desenvolvido no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave com jovens modelos famalicenses


DOMINGO DIA 28 DE SETEMBRO

14h30-17h30 - Visitas Livres na exposição.
15h00-16h00 - Sessões do Fashion Film Festival

topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor