| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Inauguração da Exposição do Projecto EUROTEX ID no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave
23-04-2010
No âmbito da ACTE – Associação das Colectividades Têxteis Europeias, com sede na AMAVE, Guimarães, foi elaborado o Projecto EUROTEX ID, por iniciativa do Município de Prato, Itália, em articulação com a AMAVE, e oportunamente aprovado pela Comissão Europeia.

ver convite »

Além da AMAVE, a parceria transnacional, a parte portuguesa integra, também, a Escola Profissional CENATEX, a Régie Cooperativa VARD 2015 – Vale do Ave Região Digital e o Centro de Computação Gráfica de Guimarães, tendo posteriormente aderido a Universidade do Minho e o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, de Vila Nova de Famalicão.

O projecto “EUROTEX ID” caracteriza-se por ser um projecto que reuniu uma diversidade de entidades, levando a história das empresas e dos têxteis ao encontro dos jovens criadores, a criatividade dos jovens às empresas e de volta aos museus.

Assim, esta circulação pretende contribuir para o renascer da indústria têxtil na Europa, promovendo, desta forma, não só a história do têxtil, mas também a circulação de jovens criadores e dos seus projectos, tornando-o inovador e contemporâneo.

Este projecto nasceu de uma candidatura ao Programa Cultura 2007-2013, promovido pela Comissão Europeia e está a ser desenvolvido por parceiros de quatro países da União Europeia, tais como os parceiros portuguesas acima referenciados, o “Museo del Tessuto”, Prato (Itália), o “Centre de Documentació y Museu Têxtil de Terrassa” (Espanha), a Winchester School of Art – University of Southampton (Reino Unido).

O principal objectivo do projecto foi o construir uma rede interdisciplinar, que promova a cooperação entre operadores culturais, institucionais e económicos, capaz de redescobrir e enaltecer a indústria têxtil da Europa dos Séculos XIX e XX, dos respectivos territórios da parceria.

Desde 1960 que a indústria têxtil europeia tem vindo a imergir num período progressivo de crise e transformação, devido à internacionalização dos mercados e aos efeitos da globalização.

A recente transformação do sector de produção têxtil – cada vez mais ameaçado pela competição a nível internacional – tem colocado a sobrevivência do sector em risco.

De forma a manter a sua posição estratégica na economia mundial, o sector tem agora de se focar na qualidade, na exploração do know-how adquirido e acumulado durante séculos e desenvolver a sua posição como herdeiro da tradição do têxtil e vestuário europeu.

A fim de se apresentarem os resultados do trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido foi organizada uma Exposição do Projecto EUROTEX ID, para cuja inauguração temos o gosto de convidar todos os interessados. A inauguração terá lugar no próximo dia 30 de Abril, pelas 15h00, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor