| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Famalicão em destaque na RTP
18-02-2009
O Município de Vila Nova de Famalicão esteve em destaque no programa da RTP 1 “Portugal no Coração”, na passada quinta-feira, 12 de Fevereiro, com várias intervenções em directo, a partir do centro da cidade e do Museu da Indústria Têxtil, dando a conhecer ao País a gastronomia e o património.

Tendo como pretexto a Quinzena Gastronómica 2009, que decorreu entre 1 e 15 de Fevereiro, e uma visita guiada à exposição “Às Voltas do Linho”, que nos últimos meses esteve patente no Museu da Indústria Têxtil, o primeiro canal da televisão pública falou com responsáveis dos restaurantes, que transmitiram ao auditório do programa “Portugal no Coração” as riquezas da gastronomia famalicense. Os representantes dos restaurantes puderam revelar à repórter Ana Viriato os segredos da confecção de pratos como “Rojões com Papas de Sarrabulho”, “Cabrito Assado”, “Cozido à Portuguesa” e “Bacalhau à Lagareiro” – iguarias que estiveram a concurso na Quinzena Gastronómica, promovida em 14 restaurantes do concelho.

Na primeira das 6 intervenções em directo, feita a partir do Parque de D. Maria II, Ana Viriato apresentou Vila Nova de Famalicão como uma cidade acolhedora, historicamente marcada pela força da indústria têxtil, que se evidencia pela qualidade da sua gastronomia e pela riqueza da sua cultura. Depois, já no interior do Museu da Indústria Têxtil, em Calendário, Ana Viriato entrevistou o professor universitário Lopes Cordeiro, director da unidade museológica, que é gerida pelo Município, mas procurou dar também uma dimensão sobre o presente e o futuro da indústria têxtil, ouvindo Hélder Rosendo, director-geral do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve).

A repórter do “Portugal no Coração” – programa que em estúdio era animado pela dupla formada por Tânia Ribas da Silva e João Baião –, fechou a sua intervenção a partir de Vila Nova de Famalicão com uma pequena entrevista ao vice-presidente da Câmara Municipal, Leonel Rocha, que se mostrou orgulhoso das potencialidades culturais do concelho, lembrando figuras históricas como Camilo Castelo Branco e Bernardino Machado, ou espaços de preservação do património colectivo como o Museu Ferroviário e o Museu da Indústria Têxtil.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor