| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Comemoração do Dia Mundial do Ambiente 2008
05-06-2008
O Dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho, pretende ser mais um alerta para a urgente necessidade de mudança de comportamento por parte de todos nós, no que diz respeito à preservação do Ambiente, que constantemente se encontra ameaçado pela acção do Homem.

Da parceria do CEAB – Centro de Estudos e Actividades Ambientais com o Museu da Indústria Têxtil, resultou uma “Eco Mostra”, que nos dias 5 e 6 de Junho, teve lugar nas instalações deste Museu, contando com a visita de mais de 450 visitantes. Esta mostra foi inaugurada pelas 10h do dia 5 de Junho pelos Senhores Vereadores do Pelouro do Ambiente e do Pelouro da Educação e Cultura, Eng. José Santos e Dr. Leonel Rocha, respectivamente.

Nesta iniciativa, foi apresentado um caso real de uma empresa do nosso concelho, Sasia-Reciclagem de Fibras Têxteis S.A., uma empresa amiga do Ambiente, que utiliza subprodutos têxteis na produção de matéria-prima para outras empresas, sendo um bom exemplo de rentabilização de Resíduos que seriam um problema grave para a recolha e gestão de resíduos. Houve oportunidade de se observar uma mostra representativa de diferentes etapas do processo de reciclagem que estas fibras seguem e produtos finais em que são usadas, tais como: colchões, equipamentos para automóveis, papel de moeda e outros artigos.

Em exposição, estiveram uma série de obras artesanais exemplos da reutilização de matérias têxteis, realizados por utentes, idosos e pessoas portadoras de deficiência, do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro. Esta mostra foi enriquecida com a presença de alguns destes utentes que estiveram a laborar, demonstrando assim as diferentes fases de execução de minuciosos trabalhos como tapetes, almofadas, toalhas bordadas, “lenços de namorados”, entre outros.

Em simultâneo, decorreu um Atelier e Mostra de trabalhos de Reciclagem de Papel Têxtil, desenvolvido pelas crianças do ATL do Centro Social e Cultural de S. Pedro de Bairro, onde com papel velho e fibras têxteis cedidas pela empresa Sasia, estas crianças demonstraram como se fazia a transformação em papel “novo” têxtil. Houve também, oportunidade de exibir diferentes peças em papel têxtil cheias de criatividade e utilidade realizadas pelas próprias crianças, convites, porta-retratos, argolas de guardanapos, são alguns exemplos.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor