| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Famalicão lança Rota do Têxtil
13-11-2006
Estão lançadas as bases para a criação do projecto “Rota do Têxtil na Bacia do Ave”. O projecto desenvolvido pelo Museu da Indústria Têxtil (www.museudaindustriatextil.org), que é tutelado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vai ser apresentado no próximo dia 17 de Novembro, sexta-feira, no Seminário “Turismo Industrial, Instrumento de Desenvolvimento Económico”. A iniciativa, de entrada livre, irá decorrer nas instalações do Museu da Indústria Têxtil, e contará com as presenças de responsáveis por projectos idênticos de sucesso, como é o caso da “Rota da Cerâmica”; “Rotas do Linho e do Ouro” e “Rota da Lã na Serra da Estrela”.

De acordo com o director do Museu da Indústria Têxtil, Lopes Cordeiro, “este seminário tem como principais objectivos dar o primeiro passo para a concretização da Rota Têxtil na Bacia do Ave, aprendendo com as experiências já desenvolvidas noutras áreas e lançar a discussão sobre um tema que está em franca expansão em vários países da Europa, que é o turismo industrial”.

Neste âmbito, Lopes Cordeiro salientou a importância do turismo industrial no desenvolvimento socio-económico da região, citando exemplos da Espanha e França, que têm vindo a apostar fortemente neste sector.

“O turismo industrial é uma mais-valia para a região”, assinalou o responsável, referindo que através da criação de um roteiro é possível atrair e cativar os turistas ao concelho impulsionando o desenvolvimento económico e turístico. “É uma oportunidade única para os turistas conhecerem e contactarem com o processo produtivo das empresas têxteis. Em contrapartida, as empresas podem lucrar efectivamente, através da venda directa ao público de produtos, a preço de fábrica, ou ainda projectando a sua imagem, a do concelho e a da região”.

Segundo o responsável, para que o projecto avance com êxito é necessário um envolvimento efectivo de todas as forças económicas da região, autarquias, empresas, universidades, operadores turísticos, etc. “O projecto exige um entendimento, colaboração e vontade, por parte de toda a região”, referiu.

Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, que irá abrir o seminário “a Rota do Têxtil” “é uma iniciativa de grande interesse para o município, concretizando uma aposta consistente na indústria têxtil, aumentando consequentemente a oferta turística do concelho”.



SEMINÁRIO “TURISMO INDUSTRIAL, INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO”

17 de Novembro de 2006 | Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave _ Vila Nova de Famalicão
Programa

9h30 Abertura
Arq. Armindo Costa, Presidente da Câmara Municipal de V. N. Famalicão
9h45 Apresentação do Projecto “Rota da Cerâmica”
Prof. Doutor José Luís de Almeida Silva (CENCAL - Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica)
10h15 Apresentação do Projecto “Rotas do Linho e do Ouro”
Dr. José da Mota Alves (ATAHCA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave)
10h45 Debate
11h15 Apresentação do Projecto “Rota da Lã na Serra da Estrela”
Dra. Elisa Calado Pinheiro (Museu de Lanifícios da UBI)
11h45 Apresentação do Projecto “Rota do Têxtil na Bacia do Ave”
Prof. Doutor José M. Lopes Cordeiro (Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave)
12h15 Debate
12h45 Encerramento
As inscrições são gratuitas, mas estão limitadas à capacidade do auditório do Museu e serão ordenadas por ordem cronológica de recepção. A inscrição inclui certificado de presença e documentação de apoio.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor