| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Perto de seis mil famalicenses viajaram pelo Património Cultural
20-06-2006 | Leonel Rocha entregou prémios de participação aos alunos
Perto de seis mil famalicenses participaram no projecto educativo “Viagens pelo Património Cultural”, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, ao longo do ano lectivo 2005/2006. As conclusões do programa foram apresentadas, pelo vereador da Educação e Cultura, Leonel Rocha, numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, na Casa das Artes e contou com a presença entusiástica de várias centenas de crianças e idosos.

De acordo com Leonel Rocha “este foi um ano lectivo especial pois tratou-se do primeiro ano de uma nova fase no alargamento deste programa, a todos os níveis de ensino, e a diversos públicos, como os seniores e as pessoas com necessidades especiais, como cegos e surdos”.

Neste sentido, o responsável fez questão de referir que “pela primeira vez, foi possível, dar formação especializada a todos os técnicos dos museus, no que respeita ao trabalho específico com os surdos e com os cegos”. E acrescentou: “Esta é, sem dúvida, uma mais valia para os espaços museológicos do projecto e do concelho e um motivo de orgulho para todos os famalicenses.”

Para além da ampliação do público-alvo, “aos cinco espaços museológicos envolvidos inicialmente no programa, sob a tutela da autarquia – Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, Museu Bernardino Machado, Museu da Indústria Têxtil, Estação Arqueológica de Perrelos e a Casa Museu Soledade-Malvar, juntaram-se este ano o Museu da Fundação Cupertino de Miranda e o Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado”, acrescentou o vereador.

“Do teatro de marionetas às apresentações dramatizadas, não esquecendo os documentários e as maletas pedagógicas, foram muitos os recursos e o leque de ofertas disponibilizados ao longo deste ano lectivo”, realçou o autarca, referindo-se aos novos materiais de apoio introduzidos este ano, no programa.

Neste âmbito, o responsável pela Educação e Cultura, lembrou a criação do site da memória famalicense, em www.patrimoniodefamalicao.org, que serve e apoio ao programa, “desempenhando um papel fundamental na divulgação e dinamização do património cultural do concelho, proporcionando informações sobre os museus, personalidades, jogos interactivos, etc.”.

No ano, em que o programa “Viagens pelo Património Cultural” comemora o seu terceiro aniversário, Leonel Rocha disse que “é muito animador olhar para o ano 2003/2004, e ver o quanto este projecto cresceu”.

Quanto ao futuro, o vereador referiu que “o projecto vai continuar a desenvolver-se e a acolher novas ideias, espalhando-se a novos espaços museológicos, alargando o leque de ofertas já existente”.

Refira-se que o programa municipal educativo “Viagens pelo Património Cultural”, é uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo município, que abrange todos os agrupamentos de escolas do concelho, centros sociais e da terceira idade e ainda pessoas com necessidades especiais, proporcionando a todos um maior conhecimento e interesse pelo património cultural de Famalicão, levando-os a conhecer a história dos diversos espaços museológicos afectos ao projecto.

MUSEU BERNARDINO MACHADO RECEBE 44% DAS VISITAS

Na hora do balanço, Leonel Rocha deu a conhecer os dados que fazem deste projecto um verdadeiro sucesso, salientando que actualmente as “Viagens pelo Património Cultural”, envolvem um total de 5.693 pessoas do concelho, sendo que 44% destes famalicenses – 2.519 – visitaram o Museu Bernardino Machado, fazendo deste espaço o mais visitado do programa. Segue-se a Casa Museu de Camilo com 25% das preferências; a Estação Arqueológica de Perrelos (8%); o Museu da Indústria Têxtil e o Museu dos Caminhos-de-ferro, ambos com 7%, a Fundação Cupertino de Miranda com 5%, e finalmente a Casa Museu Soledade Malvar com 4%.

No final, Leonel Rocha mostrou ainda a satisfação dos professores e responsáveis pelos participantes, apresentando alguns dados resultantes de um inquérito realizado, nomeadamente no que diz respeito à “Abordagem dos Temas”, à “Orientação da visita” ou ao “Tempo Utilizado”, em que 100% dos inquiridos respondeu positivamente. “São dados que demonstram bem o sucesso desta iniciativa e o empenho e participação de todos”, referiu ainda o responsável.

A sessão foi animada pela apresentação de excertos de peças de teatro e de marionetas a cargo da Associação Teatro Construção e da Jangada Teatro, grupos de participam no projecto. Durante a cerimónia foram entregues os prémios de participação e certificados a todos os alunos, professores e seniores envolvidos no projecto.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor