| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Câmara lança portal da memória
06-03-2006 | Património de Famalicão na Internet
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão acaba de lançar na Internet um portal exclusivamente dedicado aos espaços museológicos do município. Alojado no endereço www.patrimoniodefamalicao.org, o portal da memória famalicense “é uma aposta ganha na divulgação e salvaguarda da nossa herança cultural”, como destaca o presidente da Câmara, Armindo Costa.

O projecto, que é inovador em termos autárquicos, faz parte do programa educativo “Viagens pelo Património Cultural”, uma iniciativa promovida pelo pelouro da Educação e Cultura da autarquia, que visa fomentar o contacto das crianças e dos jovens com os espaços museológicos do concelho. Este programa serve um universo de 93 escolas, desde o ensino básico ao ensino secundário, que são frequentadas por um total de 20 mil alunos.

Através do portal, o município apresenta os principais espaços museológicos do concelho, desde logo a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco e o Museu Bernardino Machado, dois espaços que integram a Rede Portuguesa de Museus. Para além das novidades relacionadas com o desenvolvimento do programa “Viagens pelo Património Cultural”, o portal do Património de Famalicão leva ainda os internautas ao contacto com o Museu da Indústria Têxtil, a Estação Arqueológica de Perrelos (Delães), a Casa-Museu Soledade Malvar, o Museu da Fundação Cupertino de Miranda e o Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado.

Destinado a todo o público interessado, o sítio oferece aos internautas um conjunto de informações e notícias sobre o património histórico do concelho e disponibiliza ainda um conjunto de jogos interactivos e actividades diversas para os mais novos, promovendo o interesse e conhecimento pelo património do concelho e pelas personagens que fizeram a história de Famalicão, como o escritor Camilo Castelo Branco ou Bernardino Machado, antigo Presidente da República Portuguesa, por duas vezes, no primeiro quartel do século XX, sendo o único antigo inquilino do Palácio de Belém a possuir um museu.

Para Armindo Costa, o portal do Património de Famalicão “é mais um contributo para a salvaguarda da nossa identidade colectiva e um sinal para o futuro na área da Educação Patrimonial”.

O novo portal é apenas uma das acções pedagógicas inseridas no programa educativo "Viagens pelo Património Cultural", o qual resultou da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional da Cultura, no âmbito da modernização e dinamização dos museus nacionais, com um valor elegível de 305 mil euros, sendo comparticipado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famaliccão em 50 por cento.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor