| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Museu da Indústria Têxtil presente em conferência na Rússia
24-04-2003 | Museu da Indústria Têxtil de Vila Nova de Famalicão
O Museu da Indústria Têxtil (MIT) da Bacia do Ave, sediado em Vila Nova de Famalicão, participou na XII Conferência Internacional para a Conservação do Património Industrial que se realizou na Rússia, entre 10 a 17 de Julho. Sob o título "A Transformação de Áreas Industriais Antigas e o Papel do Património Industrial", esta conferência do Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial (TICCIH) teve lugar em três cidades diferentes, Moscovo, Ekaterinburg e Nizhny Tagil, e o seu programa alternou entre sessões científicas e visitas a diversos museus e sítios industriais de interesse histórico e patrimonial.

O MIT – que marcou presença através do seu director, o professor da Universidade do Minho José Manuel Lopes Cordeiro – aproveitou esta Conferência do TICCIH para divulgar um novo desdobrável de apresentação, dado que esta é a mais importante manifestação científica na área da museologia e património industriais, reunindo, de três em três anos, cerca de duas centenas de especialistas vindos de todos os continentes.

O desdobrável do MIT obteve uma excelente receptividade, mostrando-se muitos dos participantes interessados em conhecer o trabalho que o Museu desenvolve e visitar Vila Nova de Famalicão e a região do Vale do Ave.

O TICCIH é o organismo mundial para o património industrial, integrando mais de meia centena de países, e actua como consultor junto do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) para a apreciação das propostas de sítios de património industrial que se queiram candidatar a Património da Humanidade. A cooperação do TICCIH com organismos internacionais – como o Conselho da Europa e o ICOMOS – tem vindo a reforçar-se nos últimos anos, com a realização de uma série de iniciativas comuns.

Pela primeira vez, na história das Conferências do TICCIH, o Secretário-Geral do ICOMOS participou nos trabalhos e visitas realizadas no âmbito desta XII Conferência.

No final desta Conferência realizou-se a Assembleia Geral do TICCIH e a eleição do seu novo "Board of Directors", tendo o director do MIT, José Manuel Lopes Cordeiro, sido eleito para a Direcção deste importante organismo mundial. Entre as inúmeras possibilidades que esta situação abrirá para o futuro trabalho do MIT, regista-se a organização em Famalicão, provavelmente em 2005, de uma Conferência Internacional da Secção Têxtil do TICCIH, que trará à região do Vale do Ave investigadores e responsáveis de museus têxteis vindos de diversos países estrangeiros.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor