| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Museu da Indústria Têxtil ampliado
11-04-2006 | Armindo com director MIT na conferência de imprensa
O município de Vila Nova de Famalicão vai comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala no próximo dia 18 de Abril, com a inauguração de uma nova ala do Museu da Indústria Têxtil (MIT). A novidade foi avançada em conferência de imprensa, segunda-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, e pelo director do MIT, o professor universitário Lopes Cordeiro.

A nova área que irá “praticamente duplicar o actual espaço do museu”, como referiu o director da estrutura cultural, vai permitir a instalação de um renovado centro de documentação, uma sala de reservas e uma Sala de exposições temporárias.

Para o presidente da Câmara Municipal, “dificilmente se encontraria melhor forma de celebrarmos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, sobretudo no ano em que a UNESCO dedica esse dia ao Património Industrial”.

“Abre-se, desta forma, um novo serviço ao público, facultando-lhe documentação organizada de arquivos de empresas, que ao longo dos anos fomos inventariando”, explicou Armindo Costa, acrescentando que “ampliam-se, assim, as valências do museu, dotando-o de um instrumento de apoio à investigação e ao estudo desta indústria”.

Segundo revelou Armindo Costa, entre outros projectos, está em execução a organização e o estudo dos espólios documentais de duas antigas fábricas têxteis, a do Bugio, em Fafe, e a de Serves, na freguesia de Pedome. Na agenda de trabalho estão outros arquivos empresariais, que brevemente serão objecto de igual atenção, como os da Sampaio Ferreira, em Riba de Ave. "Trata-se dum importante aspecto do registo da memória e do percurso das mulheres e dos homens que fizeram da indústria têxtil a sua vida. Desta forma, o Museu da Indústria Têxtil abre novas perspectivas para o estudo e conhecimento desta indústria que moldou a paisagem física e humana da região", explicou o presidente da Câmara.

Lopes Cordeiro, por seu turno, afirmou ainda que com “esta ampliação o MIT passa a ter as condições necessárias para integrar a Rede Portuguesa de Museus”, o que é fundamental para que a estrutura se possa candidatar aos subsídios para a área da Cultura. Refira-se que, das unidades museológicas famalicenses, integram a rede nacional a Casa-Museu Camilo Castelo Branco e o Museu Bernardino Machado.

O presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda a oportunidade para revelar o lançamento de um novo projecto do Museu da Indústria Têxtil, ainda este ano. Trata-se da Rota Têxtil do Vale do Ave, uma iniciativa que pretende “tirar partido desta riqueza, valorizando o seu potencial turístico, económico e cultural. Será uma Rota Têxtil de dimensões europeias, que certamente colocará o município de Famalicão e a região do Vale do Ave nos roteiros do Turismo Cultural europeu”, salientou Armindo Costa.

De acordo com Lopes Cordeiro, “a aposta numa Rota Têxtil, misturando o turismo com a indústria e a cultura regional e local, é uma estratégia comprovada internacionalmente”.

O lançamento deste novo projecto irá acontecer já no próximo mês de Junho, com a realização de um seminário dedicado ao tema, com a presença de diversos especialistas e técnicos da área do património.

Famalicão celebra O “Património Industrial”

Durante a sua intervenção, Armindo Costa disse que “o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios constitui uma boa oportunidade para sensibilizar o público sobre a diversidade do património no mundo, e sobre os esforços que são necessários para a sua protecção e conservação”, lembrando que esta “é a primeira vez que o município adere a esta comemoração”.

Depois da UNESCO ter escolhido o “Património Industrial” como tema das celebrações, o município de Famalicão decidiu centrar as comemorações no Museu da Indústria Têxtil, “uma unidade de amplitude regional, com vocação nacional, consagrada ao património da indústria têxtil”, como explicou o autarca.

Lembrando alguns dos projectos que o Museu tem actualmente em desenvolvimento, como “O Futuro da Memória da Indústria Têxtil”, que visa a recolha, a preservação e o estudo da documentação dos arquivos empresariais, ou ainda o projecto “História Oral” que recolhe, em texto e vídeo, os testemunhos de pessoas que viveram este ciclo do têxtil, Armindo Costa realçou que “é importante que este Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado em todo o mundo, seja um bom contributo para criar uma consciência colectiva desta riqueza da Humanidade, bem como para a responsabilidade que nos cabe de a defender, preservar e valorizar”.

Por sua vez, Lopes Cordeiro disse que “a Câmara Municipal, ao anunciar as comemorações deste dia, está a realizar algo que é único”. E acrescentou: “Esta é uma oportunidade extraordinária para as instituições que elaboram projectos nesta área darem a conhecer o seu trabalho e as suas actividades, valorizando e potenciando o património industrial”.

Neste âmbito, o responsável criticou a posição da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima que, na passada sexta-feira, anunciou como lema das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em Portugal, "Jovens de Hoje, Património de Amanhã", alterando assim, a tema escolhido pela UNESCO.

Para Lopes Cordeiro, “o município de Famalicão vai ser, assim, o único organismo nacional a colaborar com a UNESCO, comemorando o tema escolhido internacionalmente, o Património Industrial”.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor