| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
Trajes do século XIX expostos no Museu da Indústria Têxtil
31-05-2006 | O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, tem patente até 27 de Agosto, a exposição “O Trajo e o Trajar do Baixo Minho”.
O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, tem patente até 24 de Setembro de 2006, a exposição “O Trajo e o Trajar do Baixo Minho”. A mostra é promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Famalicão e é organizada pela Rusga de S. Vicente de Braga, um grupo etnográfico que está a comemorar 400 anos de existência.

Carregada de cor e tradição, a exposição reúne peças únicas, com várias dezenas de anos, verdadeiros testemunhos de um passado não muito longínquo. Desde trajes de noiva, saiotes, ceroulas, saias de fora, até aos tradicionais aventais, xailes, lenços, jaquetas, capotilhas e capotes, tudo se encontra nesta exposição que incide principalmente sobre os trajes dos finais do século XIX até às primeiras décadas do século XX.

Em primeiro lugar surgem as roupas interiores, mais algumas peças soltas dos trajes femininos e masculinos, depois aparecem algumas reproduções de peças a partir de originais, e por fim, uma série de registos fotográficos contemporâneos recolhidos nas feiras e romarias do Baixo Minho.

De acordo com os organizadores, “a mostra tem como principal objectivo sensibilizar as pessoas para a salvaguarda e promoção de um património que é valiosíssimo e que é constituído pelo traje e pela forma de trajar”.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos fins-de-semana das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.
topovoltar
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor