| Newsletter
HOME
APRESENTAÇÃO
INFORMAÇÕES
HISTÓRIA
ACERVO
EM EXIBIÇÃO
PASSADAS
EDUCATIVO
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
BIBLIOTECA
BOLETIM INFO.
REVISTA
OUTRAS EDIÇÕES
NOTÍCIAS
AGENDA
IMPRENSA
CURIOSIDADES
III Conferências
IV Conferências
V Conferências
VI Conferências
 
Loja Online
Cedência de Espaço
Contactos
FAQ'S
Visita Virtual
Mapa do Site
 
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave inaugura, amanhã dia 18 de abril, pelas 21h00 a exposição de fotografia da autoria de Dalila Fernandes “Houve Gente”. A mesma será precedida de um momento musical e poético.

É um projeto fotográfico e editorial que pretende enriquecer a memória futura dos antigos operários das grandes fábricas de Riba de Ave, agora encerradas: a Fábrica Têxtil Sampaio Ferreira & Cª Ldª e a Fábrica de Fiação e Tecidos Oliveira Ferreira & Cª, Ldª. Foi desenvolvido entre 2015 e 2017, pela famalicense Dalila Dano, como projeto de conclusão do Mestrado em Design Gráfico e Projetos Editoriais, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), sob a orientação do Prof. Doutor José Carneiro.

Este projeto tem como objetivo retratar a comunidade do Vale do Ave, contribuindo para a valorização social da classe operária e a perpetuação das memórias deste conjunto de pessoas que, de outra forma, se perderão no tempo.

A Fábrica Têxtil Sampaio Ferreira foi fundada em 1896, por Narciso Ferreira. A Fábrica de Fiação e Tecidos Oliveira Ferreira, abriu portas em 1909 e foi desenvolvida pelo seu filho Joaquim Ferreira. Elas estabeleceram-se como centro de desenvolvimento social e industrial na freguesia de Riba de Ave, na região do Vale do Ave. Encerraram em 2005 e 2008 respetivamente, deixando um intenso rasto de desindustrialização e pobreza na região.

Uma excelente oportunidade para fazer uma pausa no meio de uma semana de trabalho. Apareça.

A exposição estará patente até ao dia 18 de Maio próximo












topo
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse
Política de Privacidade | Centro de Apoio ao Consumidor