A ASSOCIAÇÃO    INFORMAÇÕES ÚTEIS    SERVIÇOS    LINKS
  AGENDA   NOTÍCIAS   IMPRENSA   PATRIMÓNIO NACIONAL   PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE  
 
 

Museu da Indústria Têxtil promoveu visita guiada a mini-hídrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica
A partir de 21.05.2015

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave promoveu no Dia Internacional dos Museus, e em colaboração com a EDP, uma visita guiada a mini-hídrica da antiga Empresa Têxtil Eléctrica, uma obra pioneira no seu tempo e, atualmente uma referência do património industrial do Vale do Ave.

A Central de Caniços nasceu com a Empresa Têxtil Eléctrica que foi fundada em 1905 por uma sociedade de que fazia parte entre outras a histórica Sampaio Ferreira, constituindo um marco no património da região e um testemunho do engenho e da capacidade empreendedora das gentes de Famalicão.

Foi a primeira experiência de produção e utilização de energia elétrica no Vale do Ave, através da construção de uma mini-hídrica que, a partir de uma barragem instalada no rio Ave e com um gerador de 500 volts, acionava a fábrica.

A empresa chegou mesmo a produzir eletricidade para a casa dos seus proprietários, já que o fornecimento de energia elétrica pública no concelho só se viria a concretizar-se em 1909.

Localizada na confluência dos rios Ave e Vizela, dos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, esta empresa foi um dos mais importantes espaços produtivos têxteis e dos mais antigos da região.

No entanto, é a mini-hídrica que tanto pelo seu pioneirismo como pelo interesse da arquitetura que constitui uma referência do Património Industrial do Vale do Ave.

Foram vistas as duas unidades de produção (margem direita e margem esquerda) atualmente em funcionamento, o processo de funcionamento das turbinas e dos diferentes equipamentos associados á transformação da energia mecânica em energia elétrica.

Voltar

 
 
Copyright © 2006 Município de Vila Nova de Famalicão. Todos os direitos reservados. | powered by Brainhouse